Principais Teorias Evolutiva
Na postagem anterior, abordamos um pouco sobre a teoria de Charles Darwin (Darwinismo). Daremos continuidade ao assunto, com outras diferentes teorias, que são elas: Criacionismo; Lamarckismo e Neodarwinismo.
Criacionismo: Dentro da teoria evolucionista, pregava que os organismos, como plantas e animais, teriam surgido da criação divina. Para algumas pessoas Deus havia criado tudo e nenhuma de suas características se modificariam ao longo do tempo. Logo, desde a criação até os tempos de hoje, os organismos não mudariam, permanecendo iguais.
Lamarckismo: Jean-Baptiste Lamarck foi um dos naturalistas a observar os organismos e perceber que eles sofriam modificações ao longo do tempo. Sua teoria, mesmo sendo reconhecida como errada nos tempos atuais, ainda é muito reproduzida em conversas informais por pessoas leigas. Lamarck acreditava que, conforme um organismo usasse muito algum órgão, ele se desenvolveria cada vez mais. uma das teorias de Lamarck é a Herança dos Caracteres Adquiridos, são transmitidas aos descendentes se estiverem contidas nos genes destes organismos e, consequentemente, em seus gametas, assim como mostra a figura abaixo.
Lamarckismo: girafas esticaram seus pescoços para alcançar árvores maiores e, depois de ficarem com os pescoços mais compridos, seus filhos passaram a nascer com o pescoço mais comprido
Neodarwinismo: Sendo conhecida como Teoria Sintética da Evolução, o neodarwinismo inclui conhecimentos genéticos à seleção natural. Nesta teoria evolucionista mais completa, novas características ocorriam devido a um “erro” genético, conhecido como mutação. Na mutação, a leitura do código genético ocorre de maneira errada, podendo resultar em uma característica diferente da original. As mudanças de características (novas por mutação) seriam passadas aos descendentes se, na reprodução sexuada, os gametas também tivessem tais mudanças.
Caso esteja com dúvidas sobre o assunto, acesse o link abaixo e bons estudos!
https://www.youtube.com/watch?v=fBSflt4frco&feature=youtu.be
Comentários
Postar um comentário